Como Comprar uma fonte para Apple Macbook

0
2000

Devido a quantidade de clientes que compram a fonte errada devido a falta de informação na internet, resolvemos fazer este guia rápido ensinando como saber e achar o modelo correto para seu equipamento.

1º passo

Vire seu equipamento de ponta cabeça, e verifique a especificação em um adesivo em baixo do equipamento.

modelo-compatibilidade-fonte-appleDeve ser algo como:

14.5V, – 3.1A – 45w

16,5v – 3.65A – 60w

18.5V 4.6A – 85w

Estes são os modelos mais comuns de carregadores magnéticos, recomendamos olhar em baixo da maquina pois ela pode estar já com um carregador diferente, e você continuar persistindo no erro, o que pode queimar o carregador.

O que acontece se utilizar um carregador diferente?

Se seu notebook precisa de uma fonte de 85w e você utilizar uma de menor potência, provavelmente ele irá ligar, porém não irá carregar a bateria, e provavelmente irá esquentar demais fazendo com que queime o carregador, e lembramos que se o cliente comprou errado isso se caracteriza mau uso e nenhuma garantia de nenhum vendedor cobre isso.

O mesmo acontece se você utilizar a fonte de 45w em um notebook que pede uma de 60w.

Agora se o inverso acontecer, se eu utilizar uma fonte de 85w em um macbook de 60w?

Neste caso nada irá acontecer, normalmente as lojas oficiais da apple fazem isso, tem em estoque apenas a mais potente e vendem para todo o resto dos modelos. Particularmente eu não recomendo, pois se fosse assim viria escrito em baixo do notebook todas as fontes que ele pode utilizar.

Pino da fonte

Existem até o momento 2 modelos de magnéticos para as fontes, que é o Megasafe 1 e o Megasafe 2, veja a imagem que ilustra a diferença entre eles, e não são compatível entre si.

fonte-apple-megasafe-1-megasafe-2

Normalmente equipamentos com fabricação posterior a 2011/2012 utilizam carregadores Megasafe 2.

Conectores

Existem 2 tipos de conectores,

O conector Cachimbo:

cachimbo-conector-macbook

Conector mais comum:

conector-fonte-apple-comum

Nem todos os modelos de fonte tem fabricação com ambos os pinos, as fontes de 45w e 60w conector Megasafe1 são normalmente com o pino mais comum.

Alguns notebooks necessitam que o pino seja cachimbo pois ele possui o DC Jack na diagonal, isso é algo que você vê ao encaixar a fonte em seu notebook, pode ser que a fonte com pino normal fique desconectando devido ao contato com a superfície em baixo do notebook (normalmente uma mesa), e só de para usar a fonte cachimbo, por motivos físicos e não de encaixe do pino ou outro tipo de compatibilidade.

Outros pinos de fonte

Neste tutorial mostramos os pinos mais comuns que são os magnéticos, porém a Apple possui outros tipos de conectores, que são comuns, iguais aos das outras fontes como mostra a imagem abaixo.

pino-apple-comum

 

Com isso concluímos que se você não tem experiência, ou não entendeu nada do que foi dito acima, que o melhor é pegar as informações do equipamento e perguntar para o vendedor se é compatível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui