Você já deve ter falado, ou ouvido alguém falar que a bateria do notebook esta viciada, correto?
Certo, porém, esta afirmação esta totalmente errada!
As baterias de notebook são feitas de lítio, e não tem efeito memória, ou seja não vícia, este termo era utilizado para as antigas baterias de níquel, que por sua vez viciavam, mais o maior problema é que as pessoas confundem desgaste com vício.
Para entender melhor a diferença, veja o que acontecia com as antigas baterias:
O Que é Viciar uma bateria?
Com as antigas baterias de níquel, você precisava carrega-la sempre 100%, pois se carregasse ela 50% por várias vezes, ela não conseguiria passar disso depois de um tempo, o que era chamado de vício, pois ela viciava em 50%! Bom assim faz sentido chamar de vício.
Agora por outro lado, o que acontece então com as baterias de lítio? porque não segura mais carga?
Veja que normalmente as baterias de lítio continuam carregando 100%, porém, não tem mais a mesma autonomia, as vezes duram apenas 10 ou 30 minutos. De nenhuma maneira faz sentido chamar isso de vício concordam?
O Que acontece é desgaste por uso, uma bateria tem em média 300 a 500 ciclos de carga e descarga, isso quer dizer que quanto mais frequência você carregar e descarregar a bateria menos tempo (longevidade) você vai ter a bateria.
Veja o exemplo: Um vendedor de rua carrega e descarrega a bateria toda hora, ela irá durar muito menos tempo de vida do que para uma senhorinha que usa de vez em quando para visitar o Facebook.
Veja que não é só com a bateria que acontece isso, imagine este mesmo vendedor de rua, o pneu do carro dele dura muito menos tempo de vida, do que o pneu do carro da mesma senhorinha que só fica em casa o dia todo e usa o carro para ir ao supermercado.
Veja que tanto com a bateria quanto com o pneu do carro, o tempo de vida depende apenas da quantidade que se usa, e quem faz durar mais ou menos tempo de vida é o próprio usuário.
Agora se você ver alguém falando que a bateria esta viciada, veja que normalmente ele vai dizer que usou 1 a 3 anos, e viciou, pense nos 300 a 500 ciclos de carga, vamos pegar como exemplo a média, que são 400 ciclos, 1 ano tem 365 dias, esta pessoa utilizava uma média de 1 carga por dia, alguns dias mais do que isso.